Aposentando-me … E AGORA?

Atualizado: Fev 8

Boa tarde a todos!!!

Quando as pessoas trabalham como empregadas, públicas ou privadas, é batata: a grande maioria sonha com a aposentadoria! Imagine receber o mesmo valor (ou, como é a realidade hoje, um pouco menos) para não fazer nada mais nada? Enfim! Ser o dono do seu tempo!

A inspiração deste post é de uma amiga querida de São Paulo, mas que preferiu não ser citada. Então, Joana Rosa, de 33 anos, que mora na Jabaquara, casada, com um filho de 8 anos autista mas superdotado (juro que não sou o pai!) e é contadora …. não estou te divulgando 🙂

Em primeiro lugar, ao contrário do que as pessoas pensam:

APOSENTADORIA É UMA CONTRAPARTIDA E NÃO UM PRÊMIO

Muitas vezes nos sentimos culpados por nos aposentar, principalmente quando temos saúde ou desejo de seguir trabalhando em outra coisa. Mas a verdade é que você, nas regras que te foram impostas, você construiu esse seu direito ao longo dos anos. Agora, você está fazendo a cobrança dele. Nada mais justo. Então, o primeiro empecilho, que deixa as pessoas angustiadas, é a culpa por ganhar sem produzir (aparentemente). Vamos aliviar essa culpa com a verdade: VOCÊ NÃO ESTÁ RECEBENDO FAVOR DE NINGUÉM

Dito isso, uma realidade é iminente: você terá, repentinamente, muito tempo livre. Em geral, as pessoas trabalham de oito a quatorze horas por dia (computo almoço e deslocamento). E esse é um tempo que você terá livre, de uma hora para outra.

O cérebro leva em torno de 23 a 31 dias para criar e manter um  novo hábito. Portanto, sua mente ainda tenderá a ficar conectada com sua rotina profissional ativa. Entretanto, você não terá mais a rotina. Isso confundirá a “cuca”. Para evitar esse problema, sugiro as seguintes estratégias:

– construa, nos seus últimos anos de atividade profissional (me refiro àquela da qual estás se aposentando), um plano de atividades que você tenha real interesse. Para ocupar as horas. Eduque seu cérebro de que você terá uma parte desse tempo ocupada com outras coisas. Não precisa ser o tempo integral, mas uma parte dele.

– permita-se dormir sem despertador de vez em quando. Assim você tenderá a acordar um pouco mais tarde do que o usual (se você trabalhava de madrugada, procure ir dormir cedo de vez em quando).

Aproveite para contribuir com as pessoas com aquilo que você sabe fazer tão bem, mas de uma forma voluntária ou tempo parcial. Use a internet em seu favor.

Falo isso porque eu estou me aposentando também. Não pela previdência pública. Por minha própria conta. Esse projeto “Preparando Mentes Financeiras” é meu projeto de início de vida de aposentadoria.

Boa sorte a todos!

Abraços. Prof. Rivero.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Consórcio ou Financiamento?

Boa noite, pessoal! Um dos pilares da Educação Financeira é a questão de otimizar os gastos. Isso não significa necessariamente cortar tudo quanto é custo e apertar as moedinhas na mão como se fossem

ENTRE EM CONTATO

Telefone.png
whats 3.png

+55 (51) 4042-0092

+55 (51) 98488-8460

professor@mentesfinanceiras.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

PREPARANDO MENTES FINANCEIRAS • Poto Alegre/RS -Brasil