O barato que sai caro

Atualizado: Fev 8

Boa tarde!!!

O que eu mais gosto nas pessoas é a inspiração que elas me trazem para eu me tornar alguém melhor. Em algum sentido. Ou em vários.

Uma dessas pessoas é o meu treinador de halterofilismo e atual aluno do meu curso de Educação Financeira. Além de treinarmos forte, conversamos sobre muitas coisas construtivas. A nossa conversa de hoje me inspirou a este post.

Buenas, eu vou falar sobre um ditado popular, mas de forma científica: “o barato que sai caro”.

O cenário da nossa conversa foi sobre academias desportivas. Porém, em vários campos podemos abordar esse ditado popular.

Quando se fala em Educação Financeira, um dos pilares é a redução do consumo. Porém, a redução significa consumir menos coisas desnecessárias e não escolher apenas a versão mais barata. É bem diferente!!

Por exemplo, digamos que você goste de tomar café (eu, particularmente, adoro!). Um bom mandamento seria comprar café para saciar meu desejo. Então, fica a pergunta: vale mais a pena eu comprar muito café de má qualidade ou tomar café de qualidade, mesmo que eu tome menos vezes?

Outra questão fácil de abordar: cerveja. O brasileiro, por algum motivo que ignoro, adora cerveja. As cervejas de boteco, que vem em engradados, são mais baratas do que as artesanais. Se você comparar o custo por ml. Todavia, a minha observação permitiu reparar que os apreciadores (beberrões) de cerveja barata precisam tomar muitas latas para saciarem seu desejo. Ao passo que o apreciador de cerveja artesanal toma um copo ou dois e se sente satisfeito.

No fritar dos ovos, quem tomou a cerveja artesanal sentiu algo melhor no paladar e ainda por cima gastou menos. Isso é Educação Financeira: saber ponderar a qualidade e a quantidade.

Para treinamento físico é a mesma coisa: você pode treinar em um lugar barato onde o instrutor (e muitas vezes estagiário) precisa atender vinte, trinta, quarenta ao mesmo tempo. Vamos combinar! É impossível. Quanto ao desenvolvimento físico, cada ser humano tem suas demandas e necessidades. Se você forçar a barra, poderá danificar seu corpo (e ter que gastar tempo e dinheiro em procedimento médicos ou fisioterapêuticos). Se você não treinar com rendimento, você não se desenvolverá. Já cansei de ir em academias onde os instrutores não têm condições de saber quem eu sou, do que preciso. Sim, já fui obrigado a baixar treinos prontos no youtube. Mas a pergunta é: valem a pena??? Ou pior: já tive treino acompanhado por computador em uma ficha padrão.

Hoje eu treino com um profissional que, como já citei lá em cima, me estimula a pensar, a evoluir como halterofilista e também como pessoa, graças às diversas conversas que temos que vão desde bobagens até assuntos de reflexão. E isso é possível porque com um público seleto e reduzido, o treinador tem condições de saber quem eu sou. Isso tem um preço financeiro, mas eu posso treinar com a certeza de que meus resultados vêm e meu corpo não terá dores que implicariam em socorro médico.

Outro exemplo: comida. Aqui em Porto Alegre há dezenas de rodízios de pizza (uso como exemplo para comparar o mesmo tipo de comida). O melhor que conheço custa R$ 70,00. Você come bem, conhece sabores únicos e é diferenciado. Há outros rodízios por metade do valor, mas que você come mesmo é gordura. E aí? Qual vale mais a pena??

Para finalizar, quero deixar claro:

O fato de um produto ser mais caro não quer dizer que seja bom e nem o fato de ser barato quer dizer que seja ruim.

O que eu quero é que você aprenda a:

PONDERAR QUALIDADE E QUANTIDADE – ISSO É EDUCAÇÃO FINANCEIRA!

Abraços a todos.

Prof. Rivero.

#objetivo #despesas #amizades #qualidade #resultado #ponderação #rendimento #educaçãofinanceira #quantidade

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Barato ou caro?

Saudações a todos! Normalmente norteamos nossas decisões de consumo pelo preço. Aquele valor que a outra parte está te cobrando para fornecer o produto ou serviço. A lei que impera é: "conseguir o máx

ENTRE EM CONTATO

Telefone.png
whats 3.png

+55 (51) 4042-0092

+55 (51) 98488-8460

professor@mentesfinanceiras.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

PREPARANDO MENTES FINANCEIRAS • Poto Alegre/RS -Brasil