Que tipos de filhos queremos?

Vou começar o texto de hoje com a citação do último livro que li na área de Educação Financeira:


Sou contra pais investirem para a aposentadoria dos filhos. O fator previdenciário enterrou de vez a velha manobra que muitos pais fizeram no passado de “empregar” os próprios filhos muito cedo para que estes conseguissem se aposentar aos 45 anos de idade. Quanto mais cedo uma pessoa se aposentar, maior será a mordida no seu benefício. E mesmo que o fator previdenciário desapareça no futuro, qualquer outra regra que ocupe seu lugar focará sempre em mecanismos que inibam a aposentadoria precoce. Mas meu ponto não é esse. Sempre que falo com pais sobre esse tema, minha pergunta é: “Você realmente quer que seu filho cresça pensando que já pode se aposentar porque alguém fez o serviço por ele? Você realmente quer correr o risco de que seu filho cresça sabendo que não precisa correr atrás para construir nada porque seu futuro já está ‘garantido’?”." (from "O FUTURO É... Viajar, malhar, estudar, namorar e INVESTIR!" by CAMILA MENDES MAMEDE, MARA CELIA OLIVEIRA LUQUET DE FREITAS - grifos meus)


Sim, assim como a autora Mara Freitas, eu também faço esse mesmo questionamento.


A minha experiência mostra que a Educação Financeira é algo que requer dedicação e disciplina. Dois valores muito importantes para o sucesso em qualquer área da vida. E, paradoxalmente, parece que em alguns núcleos familiares, as crianças nascem privadas as oportunidades desse desenvolvimento. E os pais, que na mocidade tiveram que se dedicar muito para poder construir suas vidas, e quase sempre, sem Educação Financeira.... agora eles devem recomeçar suas dedicações porque as crianças e jovens não podem (ou não devem) fazê-lo??


Que bom que temos pais e mães preocupad@s com suas crianças e com o seu futuro! Mas construir, por eles, o pé-de-meia, nem sempre é o melhor caminho. Os filhos precisam aprender os valores necessários para conquistarem seus objetivos ... e não receber tudo pronto. Os pais não devem fazer esses sacrifícios, assim, dessa maneira.


Veja: se pais dão tudo para os filhos, teremos dois revezes grandes. O primeiro é que os ditos filhos não terão as munições necessárias para a sua autonomia. E o mundo está cada vez exigindo mais pessoas mental e emocionalmente independentes.


O segundo, é que pais e mães sofrem privações e acabam tendo que se encostar nos próprios filhos para se manter. Em suma, se cria um clima de insegurança.


Para cumprir seu papel de dar o melhor para as suas crianças, nada melhor que pais busquem a sua Educação Financeira e depois transmitam esses valores aos filhos, através da sua experiência e construída sabedoria. Assim teremos pais e filhos seguros para os desafios da vida. E se os filhos já são adultos, melhor ainda: eles mesmos podem desenvolver sua Educação Financeira por conta. Assim, poderão iniciar suas vidas adultas com uma bagagem fundamental e, por que não, transmitir esse cuidado aos seus pais.


Valorizar a herança familiar é muito importante. E não a herança material, mas a "honra ancestral". Cuidar dos pais quando chegar a hora de fazê-lo é uma missão. Mas não há necessidade de se forçar essa hora. É melhor estar sempre preparad@.


Moral da história:


PAIS: estudem Educação Financeira e ensinem seus filhos a pescar. Ajude se puder mas sem se sacrificar.


FILHOS: estudem Educação Financeira, iniciem sua vida adulta com as vantagens que nem eu e nem seus pais talvez tiveram, E assim vocês estarão segur@s e preparad@s para vencer por si e poder cuidar de quem cuidou de vocês na infância.


Abraços.


Prof. Rivero.



6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Prof. Rivero e a desformação

Bom dia! Com exceção da divulgação do currículo no site, o que é necessário para tranquilizar algumas pessoas, eu raramente me preocupo com minha formação acadêmica. O meu grito de liberdade foi quand

O dilema da batalha do pobre

Bom dia! Como já dito em outros posts, eu criei a PMF com o intento de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente de tal modo que conquistem a sua independência financeira (com o tempo e disci

Qual a missão da PMF?

Boa noite! Uma pergunta que poderia ser feita: "qualquer pessoa consegue usufruir da Preparando Mentes Financeiras?". Entendam que minha proposta é a Educação Financeira, que contempla os conhecimento

ENTRE EM CONTATO

Telefone.png
whats 3.png

+55 (51) 4042-0092

+55 (51) 98488-8460

professor@mentesfinanceiras.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

PREPARANDO MENTES FINANCEIRAS • Poto Alegre/RS -Brasil